30 de novembro de 2011

Arrumação de final de ano

Tchurma,

aproveitando que começamos a semana oficial do princípio do fim do final do ano! (eu falava isso quando era criança, liguem não)
Começa aqui em casa a tal da arrumação do final do ano que sempre faço no final de novembro...

Essa semana foi: 

1) tirar absolutamente tudo do lugar;
2) mexer em tudo;
3) inclusive aquelas coisas que não queremos mexer e deixamos escondidas!


Nesse momento é a fase furacão... o que estava arrumado fica bagunçado e o que estava bagunçado fica mais bagunçado ainda! E isso é uma alegria pois para uma pessoa perfeccionista como eu, se permitir e se deixar desorganizar é uma dádiva! 
Começo por espalhar tudo normalmente por setores:

- Quarto: 

1)  em cima da cama organizo montes de papéis por assunto.
2) descarto o que deve ser descartado (ex: contas mensais, que tenho a quitação do ano em um único documento. A quitação da conta de luz (Light-RJ) por exemplo vem no mês de março ou abril - aparece lá um ou dois anos com a informação da quitação! = -12 papéis na pasta (ou 24) ... Na época de faculdade era em dezembro que eu pedia a declaração de quitação das mensalidades do ano (e jogava fora aquele monte de boleto e comprovante bancário) e já aproveitava para deixa na pasta na divisão: IR do ano que vem!)
3) organizo no lugar certo: arquivo, pasta, se necessário compro pastas, etiqueto pastas, separo com plásticos de divisão. Etiqueto tudo! Eu <3 minha etiquetadora!

É nessa semana ou na que vem que faço meu "passeio pela Cidade" = SAARA (RJ) e Caçula, Kalunga, Casa Cruz... para comprar coisas BBB = boas, bonitas e baratas para renovar na organização e arrumação.

4) Normalmente deixo um saco daqueles grandões (da Tok & Stok, não adianta falar que uso outro, se é esse mesmo que uso e aguenta o volume e peso!) perto da porta de casa e para lá vai de tudo: papéis, revistas, propagandas, encartes... vou acumulando ali por uns dias e depois levo para o Centro de Reciclagem aqui pertinho de casa.

- ainda no quarto:

Roupas - durante o ano faço normalmente 3 doações de roupas: 1º e 2º semestre, quando vou acumulando conforme compro... (aqui em casa rola o esquema entra 1 sai 1 as vezes 2... salvo raríssimos casos) e entrego no trabalho para juntarmos um grande volume e doarmos para instituições de caridade. No final do ano é a revisão do armário na época do Natal, normalmente separo e deixo com minha mãe que sempre ajuda uma igreja.
Na verdade esse ano infelizmente nem pude ajudar muito... estou em contenção de gastos total e pouco comprei... se bobear foi o ano que menos comprei nos últimos 10 anos... 

Faço aquela básica arrumação de troca de estação: para a parte alta do armário o pesado / de inverno / "o da estação passada" / o que usei até cansar... e cansei (literalmente escondo de mim para antes de dar, dar + 1 chance de me apaixonar de novo, ou então ganhará uma nova dona na próxima revisão...) e para a parte de fácil acesso (baixa): o fresco / o de verão / tudo que é fininho e leve!

Sapatos - tenho um número certinho deles, as caixas cabem no meu armário, quase sempre uso até... (... tá furar mesmo, mas abafa o caso...). Esse ano por exemplo os 3 que dei... foram presentes que não gostei e dei sem nunca ter usado... e para o lixo foram minhas 3 sapatilhas preferidas da Arezzo... :(

Bolsas - eis meu problema (apego) tenho uma boa quantidade, e dificilmente dou uma... mas esse ano eu dei! Então evolui um pouquinho... O que faço: dou uma revisada (viram que fui rápida nesse comentário), já separei 2 da Uncle K para o sapateiro (uma é a alça de camurça que rompeu e a outra é uma costura). Nas de couro, limpo, coloco para arejar, e passo uma camada de produto para hidratar. Guardo todas em seus devidos saquinhos. 

Roupa de cama: mesmo esquema das roupas, normalmente mantas, edredons, colchas já estão lá em cima mesmo... vejo se tem algo que usei pouco no ano para lavar e aproveitar para pegar um ar e um sol... 

Cosméticos e outros: tenho uma prateleira que deixo meu "estoque" de shampoos, refis, condicionador, cremes... sabonete líquidos, protetor solar,  repelente... dou uma revisada na aparência e cheiro (pois mesmo com validade as vezes algumas coisas estragam, seja por calor ou sei lá o motivo...). Coloco na frente os produtos com maior proximidade da data de vencimento e no fundo os produtos que têm maior prazo de validade. Revejo se realmente acredito que vou usar tudo dentro dos prazos e se achar que não... saio dando... 

Remédios: faço a revisão dos vencidos, dos à comprar (tenho alergia - mosquito, metais... menos ouro, rs!...) dos que estão próximo de vencer, e verifico e (novamente) se acho não vou usar repasso para minha mãe... tia... avó... amigos... 
Infelizmente, sei que no caso dos remédios vencidos não faço o descarte correto pois não sei como fazê-lo aqui na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Maquiagem: Regra - se eu parei de usar ou nem lembrava que tinha = dou! Esse ano estou dando todas as maquiagens que separo para a telefonista (uma amor de pessoa) lá do trabalho. Ela fez um reunião (almoço, com palestra...) em casa para ganhar um dinheirinho e vocês acreditam que alguma feiosa roubou toda a maquiagem do banheiro dela (e das irmãs)! Só salvou um blush da Victoria Secret's que ela tinha deixado meio escondido das irmãs pois ganhou de um colega lá do trabalho e um batom! =(

Tchurma, ainda devo atualizar esse post com mais umas coisinhas e depois continuo com o resto da casa... mas hoje escrevi para caramba (principalmente para quem estava bem sumida!) Saudades de vocês!


beijo
Tri

>>>> Continuação 


Esse negócio de arrumação não faz muito bem para gente não né! Risos

Durante a arrumação do quarto achei uns guardanapos de artesanato que não usei ainda e plim! - Vou encapar as caixas de sapatos! (não sei quando vou conseguir mas vou fazer). Preciso fazer isso! Não é por nada não, mais vai ficar lindo! risos

Do nada achei uma lata de tinta e comecei a pintar o quarto, achei os espelhos  (das tomadas e interruptores) que comprei faz um tempão e resolvi começar a trocar. Eu não sei se vai dar tempo de fazer tudo: vai ser tipo uma parede por final de semana, já que estou estudando direto! Mas o que sei é que cansei de deixar para depois! Bora fazer!


Sei que vocês devem estar pensando: Mas como?


R. Não, a ceia de Natal não será aqui em casa! Não, não terei família e amigos passando férias aqui em casa e não (infelizmente) não tenho bichos e crianças no meio desta bagunça. Então torce comigo, (que eu ralo e) quem sabe eu consigo! =)

8 comentários:

Luciana Figueiredo disse...

Que delícia fazer uma limpeza dessas!
Com as coisas velhas, parece que vão também muitos problemas... dá uma sensação boa né?
Bjs
Lu
http://eu-espelho.blogspot.com/

Katia Bonfadini disse...

Tri, que saudades! Eu não apareço por aqui há um tempão, né????? Mas adoro seu blog, seu ponto de vista, seus achados de design, seu bom gosto, criatividade, etc. AMEI esse post! Eu torço muito pra esse ano poder me dar um tempinho de presente pra esvaziar gavetas, doar roupas e objetos de casa, reciclar o que precisa ser reciclado, guardar melhor as sobras de festas etc. Tenho tanta coisa pra fazer que é difícil saber por onde começar! Mas sua lista é ótima e vou me inspirar! Beijão!!!!!!!! Adorei a frase que usava quando criança!!!!!

Lívia Carolina disse...

Eu ainda não comecei minha arrumação pra esperar o Ano Novo com tudo no lugar! rs
Mas ainda vou fazer!!! =)

Tais disse...

Obrigada Tri!
Vou ver se consigo então valeu pela dica ;)
Bjkas e linda linda noite.
decorehouse

Bianca disse...

Olá Tri!
Super me identifiquei! Menina, estou fazendo a limpeza aqui tb! Já arrumei minhas roupas de inverno no alto do armário e desci as de verão (e, putz, esfriou aqui no Rio, né? Lei de Murphy!)Arrumei o quarto da minha filha e doamos muitos brinquedos (ela tem 13 anos e não brinca mais, mas ainda não quis se desfazer de tudo. respeitei). Tb já arrumei as roupas dela e separei para doar. Falta o resto da casa... bateu uma preguiiiiiiiiiiiça!
Seu post me animou!
beijos

Halorna disse...

Oi amiga,
Nossa, gostei de ver a animação!Parabéns!Começar o ano, o dia , o mês... se organizando é super 10. Faz bem pra alma e pro coração!!Boa empreitada, boa sorte e nos mantenha informada, ok!!Beijocas

Sandra Lima disse...

Eu também faço essa arrumação de fim de ano, dá um trabalho enorme, mas é bom demais!
Adorei as dicas!
Beijos

Andréa Áurea disse...

Oi, adorei seu blog, pois sou designer de interiores e gosto muito de ideias novas e diferentes que me inspiram na criação dos meus projetos.
Dp dê uma passadinha no meu blog (decoracaobetim.blogspot.com) e me segue tb.
Bjs,
Andréa

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Pinterest

tumblr

A Nossa Casa

"Na nossa casa amor-perfeito é mato
E o teto estrelado também tem luar
A nossa casa até parece um ninho
Vem um passarinho pra nos acordar
Na nossa casa passa um rio no meio
E o nosso leito pode ser o mar"

A Nossa Casa - Arnaldo Antunes

Aqui em casa falamos de:

abóbora abridor da garrafa abridor de lata Abridor de Sachê Absolut AccuRadio acessórios Adega Adesivo Adesivos Reutilizáveis Ajuda albergue alho alimentação Alimentador de Pássaros almofadas amaranto Amizade Amora Preta Amsterdam anel animais Aniversário Anna Olson aparelho de fondue Arquitetura arrumação Artes arvore Árvore At Home with Kim Vallee Athenas Aves Avisos azul Azul azulejos Bakerella Banco Callas bandeja banheira banheiro Barbie Veterinária Básico - coisas que toda casa deve ter bebidas Bem Legaus Berlim Besi Betz White Bicha Fêmea Bicicleta Biju biscoito BlaBla blog bôdas Bolsa Boneca de pano Bowl Brasil brinquedos Buenos Aires Bulit NY Cabeça de alce de papel cabeceira de cama Cabelo cabideiro cadeira Cadeira Eames Café caipirinha caixa Caixa de Fósforo Caixa de Lenço de Papel Caldeirão do Huck calendário Campanha Câncer Caneca Canivete Capa de Cd capa de edredom Capa para Notebook cappuccino Carnes carrinho Casa Club Tv Casa Diez Casa e Jardim Casa Montada casadejuntados casamento Castiçal celular Centro de Mesa certificado internacional de vacinação cesta Chá chá de panela chaveiro Chez Cris Chico Chocolate Quente Churrasco Cinema Cisper clips cofrinho Coleção Coleção Salve-se quem puder Coletor de Pó Colher Colheres medidoras Colorama Colorir Comes e Bebes Como editar fotos Compras Comrprinhas Contas Copa do Mundo copos copos de plástico coqueteleira correspondência Corrida Cortinas Country Living CowParade Cox And Cox Coza cozinha Cozinha craft crianças Cupcake Curtis Stones Czech Inn dcoracao Decoração descanso de panela Descascador desenho design design brasil Design is mine Design Milk design-3000 Design*Sponge designboom detalhes Dica Dica de Viagem Dicas Disney DIY Do It Yourself door stop Dos Family Doural driinn Easy Life Educação Financeira eighteen25 Eleições Embalagens enfeites Escorredor escova de vaso esmaltes espátula Essência Móveis estampas Estante Etna Eva Solo Evento facebook Falabella família Farofa Feira Brasil Rural Contemporâneo Feiras Feriado férias Fernanda Reali ferramentas ferramentas para blogger final de ano fingerfood Firebox fita Flor fondue forma de biscoito forma de bolo forma de gelo Fotografia fotos fred friends Free Shop Fresh with Anna Olson frutas fundo do mar funil Galerias Pacifico Garrafa Gentileza Graham and Green Guirlanda Gustavo Cerbasi Halloween hashi Holanda Hostel hostessblog Ideia Ikea Imagem Imaginarium inverno Issa Jamie Oliver Jogo americanco Jogo da Vida jornais Joseph Joseph Jung Hwajin Karcher Kidsonroof Kit Kit Faber Castell Kyoto La Cuisine lancheira Lareira Latino Living Le Gourmet Leader Magazine Lego lekue Limpeza Linha Camada Única Lisboa Livros lixa de unha LLH Loca por MiCasa Loja Inexistencia Loja Primus Luminária Lustre Macarrão Mafalda Magis Maitena Mandioca mapas Máquina de Waffle marcador de copo marcador de página Maria é fulana e descolada (blog) Marisa Monte Martha Stewart Máscaras Massa Massinha de modelar comestível Mc Donalds Medidor Mesa Mesa lateral MiCasa Mini-Estufa Minigarden MOD Modern-twist moleskine Momento dona de casa Monkey Business Morph mosquetão Natal Natal/RN Netbook Normann Copenhagen O Segredo Oggi Oh my Love oiti Omo Organização Organizador de porta Origami Ovos OXO Pães Papel de Parede Papel Laminado Para ele Parceria Carioca Páscoa passo a passo Pasta Peixe Pepper pequenos espaços Peso de Toalha peso para porta Pessoal Petiscos Photo Arte pinterest Pizza Plantas Polaroid ponto-cruz Porcelana porquinho Porta chaves porta copos Porta cotonete Porta moedas Porta patê Portugal Post it Post-It Praia pranchetas Prateleira (blog) Prateleiras presente Presentes problemas blog Promoções e Sorteios puff Quadro Quadros Queijo Radio Rainhas do Lar ralo de pia Re-post Real Simple Realidade Aumentada Recados Receita Reciclagem Refrigerente Regador Relógio República Checa Revista Minha Casa Revista Nestlé com você Rio de Janeiro Rio Design Barra Roberto Simões Rolhas de Garrafa rolinho Rosamundo sacolas reutilizáveis Sal Saleiro San Telmo Sanduicheira Seguro Viagem Selinho Sephora Shoptime Silk Screen solidariedade Soluções simples Soluções Simples sorteio Spicy Stephanie Rausser Style at home Submarino Suck Uk Suco Suculenta Sul América Paradiso FM Super Massa surpresa Sushi suziebeezie tábua Tábua de passar Taças talheres tambor de máquina de lavar tapete The Beauty Box The Container Store Toalha de Banho Tok Stok Toninha Preguiça Torradeira Touca de banho Trabalhos manuais Tramontina Turma da Mônica turquesa twitter Unhas Utensilios de cozinha Van Gogh Museum Vaso vassoura Vazu Velas Verão Vichy Vigário Geral Vila Sesamo Wish list Wombat's wrapables Wunderweib Your Place Yummy Dough

Campanha WWF

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.